GIFT - Gabinete de Intervenção Familiar e Terapias

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Terapia da Fala

Terapia da Fala

E por falarmos em Terapia da Fala  que engloba a comunicação, os terapeutas da fala na sua actividade diária, têm de encontrar diferentes estratégias e técnicas para estimular e adequar a melhor forma de comunicação para os pacientes, devendo assumir-se como principal modelo de linguagem e articulação verbal.

O principal objectivo destes profissionais é a integração dos doentes na vida social e profissional, através do ensino de diferentes técnicas de comunicação ao paciente e que também  passa por reeducar, ensinar e colaborar com a família, professores e educadores no processo de integração dos doentes na sua vida activa.


A nossa intervenção foca-se nas seguintes áreas


Terapia da Fala em Contexto Educativo:
As crianças e jovens com necessidades educativas especiais de carácter prolongado no domínio da Comunicação, Linguagem e Fala, apresentam, na sua maioria, características que implicam a intervenção de um Terapeuta da Fala, numa estreita colaboração com o docente de educação especial.


Ao Nível da Fala
Articulação
Fluência
Ressonância
Voz
Componentes aerodinâmicos da respiração
Disfasia
Deglutição

Ao nível das perturbações do desenvolvimento da linguagem e fala das crianças e dos adultos:
Alterações relacionadas com as áreas da motricidade oro-facial
Respiração
Alterações da voz
Alterações de linguagem
Alterações de deglutinação

Ao Nível da Linguagem
Fonologia
Morfologia
sintáctica
Semântica
Pragmática


Terapia da Fala em Contexto Hospitalar
Por se tratar de um processo de reabilitação e de recuperação de algumas faculdades perdidas, as sessões de terapia da fala são actos que requerem muito tempo de atenção por parte das profissionais aos pacientes.

Comunicação Não Verbal
Utilização de técnicas e estratégias de comunicação aumentativa (sistemas e materiais a utilizar)
Observação e controlo dos aspectos supra-segmentais
Utilização da mímica

Deglutição
Perturbações da deglutição ao nível da alimentação

Aspetos cognitivos da Educação
Aumento dos períodos de atenção;
Estimulação da memória;
Resolução de problemas;
Desenvolvimento de funções executivas

Funções Sensoriais no Âmbito da Comunicação

Défices de audição

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