GIFT - Gabinete de Intervenção Familiar e Terapias

Go to content

Main menu

Dificuldade de Aprendizagem

Psicologia

Reconheça os sintomas

É possível perceber desde muito cedo se o seu filho está com dificuldades na escola ou se sofre de algum problema mais grave.
Caso a criança não esteja a corresponder na escola, o primeiro passo é conversar com os professores, no intuito de saber se os problemas de aprendizagem são ocasionais ou recorrentes.
Após este passo, deverá também efectuar uma despistagem visual e auditiva, costuma-se dizer que "quem não vê e não ouve também não aprende".

Eliminandas as possibilidades de problemas sensoriais, chegou o momento de tetntar descobrir quais as causas que levam à dificuldade de aprendizagem.

Dependendo do temperamento da criança, as dificuldades de aprendizagem podem ter reflexos no comportamento e no seu humor.
Problemas como medo, raiva ou ansiedade excessivas, assim como atitudes antissociais e de fuga devem ser jujeitas a análise exaustiva.

A Perda de confiança e de autoestima são os “efeitos secundários” mais comuns da dificuldade de aprendizagem.
Estudantes com baixo desempenho a longo prazo tendem a se ver como incapazes de aprender. Fique alerta quando ouvir o seu filho dizer frases como: “Sou mesmo burro”, “Não tenho jeito”, “Não consigo fazer nada de jeito”.

O GIFT Gabinete de Intervenção Familiar e Terapias irá dar a resposta, motivação e ajuda necessárias para que o seu filho possa superar as dificuldades apresentadas:

  • Aprendizagem de conteúdos básicos

  • Esforço extraordinário ou lentidão acentuada na execução de tarefas

  • Baixa inesperada de desempenho.

  • Demora na execução dos trabalhos de casa, pode ser sintoma da tentativa de evitar a execução de tarefas que lhe são penosas ou lhe pareçam impossíveis.

  • Trabalhos de casa realizados sem rigor e apressadamente

  • Fonte de stress que provocam queixas de cansaço, dor de estômago e outras maleitas com o intuito de faltar à escola

  • Queixas gerais sobre a escola, os colegas e professores

  • Queixas sobre a excessiva dificuldade das aulas  ou que são "chatas", podem ser indicios de dificuldades em companhar a turma.

Back to content | Back to main menu