GIFT - Gabinete de Intervenção Familiar e Terapias

Go to content

Main menu

Arte - Terapia

Psicologia

A Arte-Terapia distingue-se como método de tratamento psicológico integrando no contexto psicoterapêutico mediadores artísticos. Tal origina uma relação terapêutica particular, assente na interação entre o sujeito (criador), o objecto de arte (criação) e o terapeuta (receptor).
O recurso à imaginação, ao simbolismo e às metáforas enriquece e incrementa o processo. As características referidas facilitam a comunicação, o ensaio de relações objetais e a reorganização dos objectos internos, a expressão emocional significativa, o aprofundar do conhecimento interno libertando a capacidade de pensar e a criatividade.

A função do imaginário é fundamental em Arte - Terapia, para aceder a pensamentos, sentimentos, memorias, aspectos da personalidade, etc. Estimula a trabalhar a auto-imagem, a superar obstáculos instigando a resolução de conflitos pessoais, o que conduz a uma sensação de integração.

A Arte-Terapia incentiva, desta forma, o desenvolvimento harmónico em busca de um estado emocional saudável. Ajuda na capacidade de ver e agir através das opções criativas evitando o recurso a uma cognição prematura e limitada.
A maioria das intervenções clínicas de Arte-Terapia necessita de um tempo relativamente prolongado de investimento, assim como é necessário ter em mente que as mudanças estruturais da personalidade dos indivíduos são necessariamente longas. Não é com um tempo pré-determinado que tal se obvia, sendo o tempo interno (Cronos) de cada um é variável.

Back to content | Back to main menu